Acesse nosso Facebook! Acesse nosso YouTube! Acesse nosso Flickr!
Bem vindo ao site da Guarda Municipal de São joão del rei.
Crianças aprendem brincando na Transitolândia da Guarda Municipal
A Guarda Municipal de São João del-Rei (GM SJDR), na manhã do dia 27 de junho, montou uma Transitolândia na Escola Municipal Parada do Giarola. A Transitolândia é um circuito – percorrido por crianças através de bicicleta, velotrol e patinete – que simula situações do trânsito e, nesse caso, faz parte das atividades do Programa GAP (Grupo de Atividades Pedagógicas da Guarda Municipal de São João del-Rei). “Na Transitolândia as crianças colocam em prática o que já ensinamos em sala de aula sobre placas, sinalização e segurança no trânsito”, conta o GM Sampaio.
Há três meses a GM SJDR desenvolveu esse programa educativo que abrange dois projetos: um sobre trânsito e outro sobre patrimônio público. A iniciativa partiu do Superintendente da GM SJDR, Altencir Ribeiro de Oliveira, com inspiração na didática do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) da Polícia Militar de Minas Gerais. Dois guardas municipais, GM Santos e GM Sampaio, coordenam o Programa GAP.
O projeto sobre trânsito já está em execução. GM Santos fala sobre esse projeto “Nós temos cerca de quatro encontros com uma mesma turma. No primeiro momento temos uma ‘roda de conversa’ para conhecer o que as crianças entendem sobre trânsito. Nos próximos encontros fazemos uma apresentação sobre cuidados, dicas de segurança e sinalização. Para finalizar, nós fazemos uma transitolândia”. Segundo os coordenadores, o projeto sobre o patrimônio público será desenvolvido no segundo semestre deste ano.
Claudionora da Silva, Diretora da Escola Municipal Parada do Giarola, elogiou e agradeceu essa iniciativa da Guarda por meio de uma carta: “viemos agradecer imensamente aos guardas municipais que estiveram conosco, neste dia e em outros, pela iniciativa, dedicação e carinho empregados para com os nossos alunos da Educação Infantil. Agradecemos por ter escolhido nossa escola que, às vezes, fica um pouco despercebida das demais por estar afastada do centro da cidade. O projeto, desenvolvido e aplicado, Transitolândia, foi muito bem executado e apreciado pelos alunos”.
O objetivo do programa é atender a maioria das escolas da cidade ensinando para as crianças o respeito e a segurança no trânsito, além de promover palestras de conscientização sobre diversos temas como: acessibilidade, meio ambiente, bullying e cyberbullying, prevenção contra as drogas etc.
Segundo a Diretora da GM SJDR, Caroline Barramansa, essa ação educativa, por meio do programa GAP, “é muito importante, pois desperta na criança, ou seja, no cidadão em formação, a consciência de se preservar o patrimônio público e de respeitar as leis de trânsito”.
Data da publicação 28/06/2017 às 08:38:49

Nome completo:

Email:

TELEFONE DE EMERGENCIA: 153 - TELEFONE ADMINISTRATIVO : 32 3373 4900
Rua Ministro Gabriel Passos, nº 199
Cidade: São João del Rei / MG
Cep: 36.307-330
Versão: 2017.03.14
Administrar site ©JHS Todos Direitos Reservados - Guarda Municipal São João del Rei